Como seria a sua vida se você conseguisse transformar seus sonhos em realidade?

Em geral, as pessoas tem o hábito de sonhar, planejar e criticar, simultaneamente. Esse modo de pensar, muitas vezes, leva ao abandono de uma ideia excelente. A conclusão precipitada de que “este sonho é impossível” elimina as chances do êxito. Em Programação Neurolinguística o modelo de criatividade chamado de “Estratégia Disney” nos ensina a separar os contextos, tornando o sonho mais nítido, dando a ele corpo, alma e sabedoria.

O que é um sonho? o dicionário da língua portuguesa trás a seguinte definição: “o sonho é uma ideia acalentada, aspiração, ideal. Desejo intenso e vivo.”

Pressupõe-se que o “desejo intenso e vivo” do sonhador é uma ideia a ser desenvolvida. Isso requer ação e para transforma-la em realidade deverá seguir três passos: 1- Sonhador, imaginar que já conseguiu realizar. 2- Realizador, cuidará do planejamento e 3- Analise crítica.

O primeiro passo é o sonho especificamente. A chave é imaginar-se na linha do tempo, perceber o que acontece no ambiente de seus sonhos no futuro. Captar evidências como sons, imagens, cheiros, textura, sensações etc. Para facilitar o exercício, sinta-se como se estivesse assistindo a um filme em que você é o ator ou atriz principal realizando o seu sonho. Com suave curiosidade preste atenção em todos os detalhes da experiência e na sequência passo a passo. Vale exagerar no resultado. Vivencie o seu sonho, não importa o quanto vai custar. Este é o momento sonhador e representa a alma.

Planejar é o segundo passo. O Realizador irá organizar todas as ideias captadas na experiência em um plano de negócios. Vai colocar a “mão na massa”, levantar dados, separar documentos, pesquisar, enfim, ter uma visão geral das necessidades. O Realizador representa o corpo. O ideal é aplicar a técnica S.M.A.R.T: Especificar o objetivo, significa descrever de forma clara, concisa, fácil de ser interpretado; Mensurar, incluir indicadores para o acompanhamento dos resultados;Alcançável, identificar pontos críticos de sucesso; Realista, o objetivo deve ser tangível;Temporal, o limite de tempo deverá ser condizente com o tamanho do sonho.

Depois de traçar o planejamento, é chegada a hora do terceiro passo, aqui faz-se a análise crítica. O sonhador crítico irá comparar a experiência na linha do tempo com o plano. Essa fase é como se observássemos de uma posição neutra o que foi feito. O lado racional estará trabalhando para garantir a realização. O Crítico representa o conhecimento, isso lhe dá o poder de aprovar, rejeitar ou sugerir ajustes. É o momento de questionar sob vários pontos de vista. Vale questionar prazos, custos, viabilidade, benefícios. Toda e qualquer observação do crítico deverá ser incorporada ao Sonhador no primeiro passo e ajustada no Realizador. O sonho se transforma em realidade quando o crítico estiver satisfeito com a adequação do planejamento.

Ao finalizar as três etapas, considerando-se os ajustes apontados pelo crítico, terá em suas mãos um plano bem definido. Agora, o seu sonho transformou-se em objetivos. Ampliaram-se as possibilidades de realiza-lo.

“Se você é capaz de sonhar, também é capaz de realizar”

Noscilene Santos, Coach Internacional certificada pelos institutos ICI- International Association of Coaching Institutes, ECA – European Coaching Association. Master practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística pela Actius; Estudou The New Code NPL com John Grinder e Carmem Bostic; Formação em Generative Coaching com Robert Dilts; Sistemic Coaching com Bernd Isert; The Hero Jorney & 5 Rhythms com Dilts & Deborah Bacon; Hipnose Ericksoniana com Consuelo Casula pelo Metaforum Internacional. Doutoranda em Business Administration; Mestra em Business Administration pela Florida Christian University-USA; especialização em Gestão empresarial, Gestão de negócios pela Fia/USP; bacharelados em Comunicação social pela Casper Líbero e Administração de empresas pela Oswaldo Cruz. Sua experiência profissional inclui atuação como executiva no mercado financeiro e em seguros pelo Banespa e Santander.

É Consultora de treinamentos desde 1999; palestrante; ministra aulas de PNL na BRAAPA. Autora do Manual Prático de Coaching, Coautora do livro Ser Mais com PNL e apresentadora do programa A Hora do Coaching – www.clictv.uol.com.br,

noscilene.santos@peopletraining.com.br TWITTER: Noscilenesan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *